segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comédia: O Mentiroso








Critica

Espetáculo: O Mentiroso



Texto: Carlo Goldoni
Companhia: Commune Coletivo Teatral





O Commune Coletivo nos traz uma comédia de Carlo Goldoni. Uma comédia “rasgada”, que nos leva a um mundo de imagens e contos que representam a nossa história. Uma reflexão pode ser feita: Falamos do gênero Comédia no Teatro Universal. A Comédia Dell Arte está bem representada por Augusto Marin e sua trupe. Com belo trabalho de todo o elenco, o espetáculo O Mentiroso traz através das personagens um repertório de brincadeiras, que são plantadas pelas mentiras e ilusões, trazidas pelos acontecimentos da vida. O personagem Lélio, inventa pessoas que não existem. Já a personagem Dom Asdrúbal inventa ter se casado com Brisoneide, filha de Dom Policarpo. De repente ele manda carta para um sogro imaginário e uma esposa que não existe, descoberto pelo patriarca Pantaleão Bisognosi. Linguagem figurativa, que de forma descontraída e alegre nos leva a pensar.
Com magnífico trabalho do ator Carlos Capeletti que faz o Arlequim/Arlecchino. Figura celebre da Comédia Dell Arte e do imaginário teatral. Destacando também as excelentes atuações da grande Eliane Rossetto e da mocinha interpretada por Fernanda Mitaini.
O espetáculo caminha no limite do divertimento e da exaustão de proposta cênica. Pouco refletimos a priori? Não! Muito pelo contrário, o espetáculo também traz uma mensagem de conscientização humana. O que nos leva a pensar: Qual a gravidade de uma mentira? Afinal, todos nós mentimos? O que seria a ilusão de ter algo, a principio inatingível? Ou como diria Renato Russo: “O mundo é daquele que sabe mentir...” Será?
Muitas interrogações reflexivas deixa o espetáculo, função primordial para o teatro de hoje, que pensa em diversão sem reflexão.
O Mentiroso mostra que podemos nos divertir e refletir, e como tudo isso é importante para o ser pensante e para o Teatro, que sofre com a falta dele próprio muitas vez.
O espetáculo: O Mentiroso vale a pena ser acompanhado de perto no Teatro Commune. Espetáculo que estreou no ultimo dia 15 de Janeiro de 2011.




Emerson Natividade
Ator/Jornalista e Dramaturgo
Assistido dia 07/02/2011.

Nenhum comentário: