segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O INSPETOR de Nikolai Gogol

Um Olhar Sobre a montagem: O INSPETOR de Nikolai Gogol.


No decorrer do segundo semestre de 2011, acompanhei a montagem de O INSPETOR, texto de Nikolai Gogol, com direção de Hudson Glauber e grande elenco: com destaque para Melina Menghini. No Teatro Nair Bello! Realização e Produção da Escola de Atores Wolf Maya. A montagem trás o slogan: “Uma comédia que expõe, de maneira sutil e moderna, o cotidiano político de uma cidade que se depara com a visita inesperada de um inspetor.”

Adaptação livre da obra de Nikolai Gogol. Um texto muito interessante que trás várias facetas do nosso cotidiano, além de fazer rir, sorrir e se divertir. Uma comédia política muito sagaz que nos faz dialogar com o nosso presente.


Uma montagem a se valorizar, pois a produção, realização e direção foram de excelente qualidade. Os personagens principais também foram interpretados com boa qualidade, com destaque para atriz Melina Menghini. Mas no todo, por ser um grande elenco, algumas personagens que comportam o todo, deixaram a desejar e influíam na energia do espetáculo. Mas a excelente direção de Hudson Glauber fez com que certas situações fossem escondidas da analise do publico leigo, em relação o fazer teatral.


Mas é importante destacar, mais uma montagem de um autor internacional, por um grupo de trabalho nacional que foi bem sucedida. Muitos jovens atores iniciando sua carreira artística, e tudo isso é muito bom. Evoé!


Aliás, o fazer teatral em nosso país deve ser melhor avaliado e mais incentivado pela mídia, pelo governo, pelas grandes e pequenas empresas, pelo publico em geral, enfim, por todos.

“O teatro é a arte da profundidade, o teatro é a arte do dia-a-dia. Valorizar este compromisso com o teatro é fundamental.”


Por: Emerson Natividade

Nenhum comentário: