Ontem assisti a uma reportagem que me fez refletir, pois, procuro argumentar em cima de fatos.
Os profissionais da imprensa brasileira e mundial estão voltados à desativação de um terreno que durante anos foi transformado em um lixão e consumido por moradores da Favela mais próxima em um bairro do Estado do Rio de Janeiro. Vários moradores tinham o lixão (Gramacho) antes de ser desativado como trabalho digno, como seu “ganha pão” (Ex. o morador e trabalhador SR. Brizola), no entanto o governo da cidade maravilhosa desativou o local e colocaram em uma lista os moradores que trabalhavam naquele terreno e assim indenizar aquelas pessoas com o valor de 13 mil reais (Treze mil reais). Isso mesmo, este é o valor que o governo do estado do Rio de Janeiro destinou a pessoas, consequentemente as famílias que passaram a vida inteira naquele lixão para adquirir seu sustento.
Na noite do dia 24 de julho de 2012 a TV Globo através do programa Profissão Repórter que trabalha com a inclusão de novos profissionais da área jornalística, promove reportagem de assuntos variados. Programa muito bem direcionado pelo excepcional jornalista Caco Barcelos. Um exemplo de profissional. Que em vários momentos de nossa história foi ameaçado de morte, pois, sempre procurou divulgar a verdade. Fazendo denuncias e alertas. Teve que viver um grande tempo fora do nosso País para não ser morto pelos poderosos. E ninguém fala nada? Temos ou não temos que discutir o nosso passado?
Bem! Ao relatar a situação desses moradores deste bairro distante do centro do Rio de Janeiro, a uma única pergunta que não quer calar. Terminando está indenização ridícula proposta pelos governantes do Rio, como ficarão milhares de pessoas, como ficarão milhares de famílias, que já possuem idade avançada. Pergunto: E o Trabalho? Tudo por que o nosso Brasil não aceita trabalhadores acima de 40 anos de idade. Nossa sociedade ainda é muito preconceituosa sobre vários assuntos em pleno século XXI. Se lembrarmos que a mesma emissora, no caso a TV Globo exibe a novela/minisserie Gabriela, onde fala de um Brasil não muito distante, mais conhecido nas regiões do nordeste do nosso País, onde vivem os fazendeiros que ainda acreditam que o tempo da escravidão não acabou. Fazendeiros que fazem conchavos, manipulam eleições, compram votos com um prato de comida, abusam das mulheres, transformando em desonradas e infelizmente infestam o congresso nacional. Estamos em ano de eleições. Onde vamos parar? Cuidado! Podemos eleger mais um calhorda. Pergunto mais uma vez: Onde vamos parar?
O mundo muda e sentimos os reflexos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e a região sul do Brasil. Por que não se desenvolve mudanças intensas nas regiões norte e nordeste do nosso País? Sabemos que vivemos em um Brasil onde a vários Brasil-s, mas por quê?
Por que ainda os nossos políticos e poderosos agem como os fazendeiros que fazem de seus feitores carrascos, lavando a “chamada honra” em sangue como no caso Cachoeira? Não estamos nos século XXI? Não estamos no século das ideias?
Por que não somente no Brasil mais no Planeta, muitos se matam de trabalhar enquanto a minoria se diverte?
Gente! Qual Brasil nós queremos? Qual Planeta nós queremos? O mundo da maracutaia, onde todos se dão bem lesando o bem alheio, ou um mundo de dignidade?
A Nossa TV nos mostra através de nossas minisseries e novelas, que para se dar bem, temos que sacanear nosso próximo. Mas como, se os europeus nos admiram justamente por que sorrimos, por que somos felizes independentes da questão econômica. É tempo de sabermos que a vida não é somente matéria, mais também espírito. Somos seres eternos. O que estamos fazendo com as nossas encarnações?
Será que vale a pena os dólares na cueca? Dólares na cueca que não é somente exclusividade dos políticos têm mais pessoas utilizando-se desta pratica.
Gostaria de saber, por que condenam uma pessoa, quando ela diz a verdade?
Por que como diria Renato Russo: “Quem menti se dá bem?”.
Bem, acredito que não é somente eu. Mas estamos cansados.
É hora de nos transformarmos! Ainda não. Mas sempre podemos fazer a diferença. Ainda não descobrimos o que é o Amor, falado há muito tempo atrás.
Jesus Cristo nos trouxe o Amor!
Mahatma Gandhi nos trouxe a Paz!
Albert Einstein nos trouxe a Relatividade!
Joanna D’arc nos trouxe a Coragem!
Issac Newton nos trouxe a Lei de Causa e Efeito!
Ernesto Che Guevara nos trouxe a Perseverança!
Francisco Candido Xavier nos trouxe a Caridade!
Bezerra de Menezes nos trouxe a Humildade!
Mártir Luther King nos trouxe a Igualdade!
Bob Marley nos trouxe a Liberdade!
Enfim, tantas pessoas contribuíram para um mundo melhor. Por que não somos melhores que está sociedade hipócrita, machista, preconceituosa, falsa e autoritária?
O que nos falta?
O que diz a consciência?
Está resposta é sua!
Por: Emerson Natividade